Instalando facilmente o driver da Nvidia no Debian Lenny
Há uma maneira muito simples de instalar o driver da Nvidia no Debian Lenny. Basta seguir os passos abaixo.
1º - Configurando os repositórios do seu Debian Lenny:
Comece abrindo o arquivo /etc/apt/sources.list como root, abrindo um terminal e rodando:
$ su
[senha]
# gedit /etc/apt/sources.list
Abrindo o arquivo, você verá as linhas do repositórios, que terão como categoria (a última palavra) provavelmente somente "main", como no exemplo:
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main
deb http://security.debian.org/ lenny/updates main
Como no exemplo abaixo, adicione também as expressões "contrib" e "non-free", abrindo nosso leque de pacotes disponíveis:
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main contrib non-free
deb http://security.debian.org/ lenny/updates main contrib non-free
Depois disso, rode como root o "apt-get update", para atualizar a lista de pacotes.
2º - O próximo passo a se fazer é entrar em um terminal, e já como root (comando "su" e a seguir a senha), fazer um backup do seu atual arquivo xorg.conf:
#cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.BACKUP
3º - Instalando os pacotes necessários:
apt-get install nvidia-glx nvidia-settings nvidia-xconfig nvidia-kernel-common
4º - Com os pacotes instalados, meio caminho já foi andado. Agora, peça para o utilitário da Nvidia atualizar automaticamente seu arquivo de configuração do Xorg:
#nvidia-xconfig
Pronto, seu xorg.conf foi alterado. Mas cuidado! Não reinicie seu X. O utilitário não é lá muito compatível com o xorg.conf do Debian, então ele omite algumas propriedades do seu teclado, fazendo o X não subir por erros ou subir sem algo funcionando direito (como a configuração do teclado, sem acentos, barras no lugar incorreto, etc). Para evitar erros siga o próximo passo.
5º - Abra duas janelas do Gedit (ou o editor de sua preferência). Um com o xorg.conf antigo, e um com o novo. Aí entra o instinto natural: se com o antigo funcionava o teclado, porque não pegar as respectivas configurações dele? O que vamos fazer é tirar a parte que configura o teclado do antigo e colocar no novo. A parte que diz a respeito da placa de vídeo deixaremos intacta - já que é essa que realmente nos interessa:
# gedit /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.BACKUP
Os dois arquivos se abrirão. Vá no arquivo backup, e localize, logo no início, a seção relativa ao teclado (com a linha "Identifier "Generic Keyboard"" e/ou "Driver "kbd""), algo assim:
Selecione desde a palavra "Driver" até a última antes do "EndSection", normalmente a string "abnt2". Copie (Crtl+C):
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihzZ1KVi9wEFdNYKuSGlduaclTsC8fAZsvFT_bq2OjCxblBVVHd-5i_V_joFzcfPuLyzgBeFK8_7zCrXvwzf6xW3Xlqv4yIz_kan_8vuYs9mQ2gT0vZkN20aEU1a2vVgDtvuZTLF2udTE9/s320/debian2.jpeg)
Agora, vá no arquivo novo, o xorg.conf, e ache a seção do teclado, normalmente a que possui a linha "Identifier "Keyboard0"". O bloco estará "pelado", com menos dados que o original:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjr4ZbRaiEU8LN8ZPc2sJy3AZ_NZN9VyUgzfmnJp-mRgN1yUCe8LG1DyELWa7llczlsFFhuBYQXGLEyJP8xY9i-uxEv9PCUbF6YW9DK_KVa5gHrcf52IuLHKyg4fF-qKW8TA_rJECNs5tFS/s320/debian3.jpeg)
Selecione a linha "Driver ..." e remova - já que ela já vem naquele bloquinho que você copiou. Cole (Crtl+V) o nosso conteúdo, ficando aproximadamente assim:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimpJl4JSt007vhKt_XNLYMDIbx_MW_4yw7GcekhgJe4y7ylpuuLCTBKpYVPOjrsaBXRLeBejmCIsb1P6YgWD04nhaHwuPBC6VwVnMJqtNeTQMYfLfcr-gT8A3-NRjZDRAsQhHwPtce4-dM/s320/debian4.jpeg)
6º - Agora com tudo instalado e configurado rodamos o seguinte comando para reiniciar o X:
# /etc/init.d/gdm restart
Ou se tiver sob ambiente gráfico KDE:
Vale lembrar que, caso seu X não suba, não se desespere. O sistema te dará algumas mensagens, pedindo para corrigir o erro. Faça o login na tela que aparecerá, como root, e rode o comando:
E suba o GDM ou KDE, com os mesmos comandos acima. Isso fará com que tudo volte ao original, tente configurar o xorg.conf novamente e verifique qual o problema.
Vale lembrar que, caso queira fazer alguma alteração fina, como brilho, contraste, e outras coisas, foi instalado também um utilitário gráfico da Nvidia, que você pode chamar no Gnome em "Aplicações > Ferramentas do sistema", ou pelo terminal, como root:
Dica: Vamos instalar o pacote mesa-utils, para ter acesso ao comando glxgears, para então testar a aceleração 3D da sua placa. Faça isso rodando:
Para testar sua placa, rode:
Aparecerá uma janela rodando algumas engrenagens. Enquanto isso, a informação de frames por segundo aparecerá no terminal.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgf7LkakQDC0AwGjHuBLi1QF-FyaDC4nOKtItmRzEvZmImFCgwkBWPwmuqsNjF45Qu3xB1s64q5uesWQfXoN_4w48aexCv4lWlkUg-AbRHan0DV8VeHT8sJIp05-J_xkDLrn95obTIblP-F/s320/debian5.png)
E para ver se a aceleração realmente está via hardware:
Se aparecer a mensagem:
É porque está tudo ok. Agora sim, sua placa Nvidia está com a aceleração 3D ativa, e você poderá se usufruir disso como quiser.
Postar um comentário